Renata Vaz Pinto: Uma Época de Sonho

Tudo começou há quatro anos, e tudo começou com a nossa Renata. Quatro anos volvidos após a criação da ADADA, aquela que foi a primeira atleta da nossa associação teve uma época de sonho!

JOGOS PARALÍMPICOS DA JUVENTUDE EUROPEIA

Itália, Outubro de 2017
A iniciar a época 2017/2018, a Renata deslocou-se a Génova, em representação de uma Seleção Nacional do Comité Paralímpico de Portugal que integrava, para além da Natação, atletas das modalidades de Boccia, Goalball, Atletismo e Ténis de Mesa. Nesta competição viveu-se um momento inédito; pela primeira vez, um atleta da ADADA Porto fez soar o hino Nacional!

Ao vencer a prova de 100 metros Bruços, a Renata escreveu, em Génova, uma das páginas mais bonitas do seu percurso desportivo.

MELHOR NADADORA DO ANO

Outubro de 2017
Ainda em Génova, a Renata foi surpreendida com a notícia de que tinha sido eleita a melhor praticante feminina de Natação Adaptada, pela Federação Portuguesa de Natação; esta eleição, que reconheceu o mérito do seu desempenho na época desportiva 2016/2017 (a medalha obtida em Génova não influenciou esta votação), foi o culminar de um início de época promissora a todos os níveis!

OPEN DE CASTILLA Y LEON

Espanha, Maio de 2018
Integrada na Seleção Regional da Associação de Natação do Norte de Portugal, participou no Open Internacional de Castilla y Leon, que se realizou em Valladolid; nesta primeira participação de uma Seleção Regional em competições Internacionais homologadas pelo Comité Paralímpico Internacional, a Renata contribuiu decisivamente para o sucesso desta participação, ao alcançar vários lugares de pódio nas provas em que participou; mais significativa terá sido a sua nomeação enquanto capitã desta Seleção (assim como o seu colega João Campos), vendo assim reconhecidos a sua experiência Internacional , o seu contributo enquanto agente de motivação dos colegas de equipa e a sua capacidade de fomentar a coesão do grupo.

BRITISH PARA SWIMMING INTERNATIONAL MEET

Inglaterra, Maio de 2018
Em Maio de 2018, deslocou-se a Sheffield (GBR) para participar no British Para Swimming International Meet; esta competição, integrada no circuito Mundial do Comité Paralímpico Internacional, é uma das mais competitivas a nível Mundial e era a derradeira oportunidade para os nadadores garantirem um lugar na Seleção Nacional que disputaria o Campeonato Europeu, em Agosto; não querendo deixar de aí marcar presença, a Renata alcançou alguns dos melhores resultados da sua carreira que tiveram a sua materialização na conquista de um lugar na final da prova de 100 metros Bruços e, mais importante, na garantia de inclusão na Seleção Nacional que iria representar Portugal nos Campeonatos da Europa.

CAMPEONATO EUROPEU IPC

Irlanda, Agosto de 2018
Em Dublin, representou Portugal nos Campeonatos da Europa Absolutos; esta foi a sua segunda participação consecutiva nesta competição, após o Europeu 2016, realizado no Funchal; não poderia ter terminado a sua época da melhor forma, ao realizar os seus melhores tempos de sempre, que lhe valeram duas finais nas duas provas em que participou (100 bruços e 200 estilos), melhorando significativamente o seu resultado relativamente à edição de 2016.

O sexto lugar na final da prova de 200 estilos e o quarto na final da prova de 100 metros Bruços são resultados que dificilmente deixarão de ser lembrados como marcos da sua carreira!

PROJETO DE PREPARAÇÃO PARALÍMPICA

Fruto dos excelentes resultados obtidos na época 2017/2018, assinou o contrato programa de preparação Paralímpica Tóquio 2020; este contrato, para além do reconhecimento do seu valor desportivo, significa um novo e grande alento na continuidade de uma carreira desportiva de altíssimo nível Internacional que teve o seu início em 2013, com a sua primeira representação no Meeting de Berlim.

Desde essa primeira experiência até ao momento já participou em 9 competições Internacionais (Meeting de Berlim 2013, 2014, 2015, Jogos da Juventude Europeia – 2015, 2017, Meeting de Sheffield – 2018, Open de Espanha – 2018 e Campeonatos Europeus – 2016, 2018).

Um ano em cheio para a nossa Renata!

Deixe uma resposta